3 de fev. de 2011

Respota à pegunta do grupo bioquímica do câncer

            Estudos mostram que o aumento de gordura em indivíduos aumenta a prevalência de doenças vasculares. A causa de hipertensão na obesidade é a hipernsulinemia proveniente da resistência à insulina em indivíduos obesos, principalmente aqueles que apresentam muita gordura no tronco. A hiperinsulinemia causa a ativação do sistema nervoso simpático e mais absorção tubular de sódio, contribuindo para o aumento da pressão arterial.
Os estímulos químicos associados à obesidade variam de acordo com o sexo - sendo mais comum em mulheres que em homens - e com o órgão. O índice de massa corporal (IMC) e o risco de desenvolvimento de câncer têm relação com a quantidade de insulina circulante no sangue. Quanto maior a glicemia, maior a quantidade de insulina na circulação.
Estima-se ainda que a maior incidência de câncer renal em pacientes hipertensos (condição clínica de muitos obesos) esteja associada ao fato de haver maior extravasamento de espécies do sangue para o filtrado glomerular, o que sobrecarrega as estruturas renais pela necessidade de maior reabsorção.

Referências bibliográficas


http://theoncologist.alphamedpress.org/cgi/content/abstract/15/6/556

3 comentários:

Bioquímica da obesidade disse...

Obrigada, gente!! Vcs foram excelentes também!! Todas nós assistimos e gostamos muito do seminário de vcs!! Parabéns! Bjão! = )

Unknown disse...

Olá, blogueiro(a)!
Através do programa Saúde Não Tem Preço, agora os brasileiros passam a ter acesso gratuito aos medicamentos para controle da diabetes e hipertensão.
Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar esta novidade. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.saudenaotempreco.com
Você também pode nos seguir no Twitter: www.twitter.com/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde

Unknown disse...

Muito bom estão de parabéns!

Flávio Agazzi