3 de fev de 2011

Respota à pegunta do grupo bioquímica do câncer

            Estudos mostram que o aumento de gordura em indivíduos aumenta a prevalência de doenças vasculares. A causa de hipertensão na obesidade é a hipernsulinemia proveniente da resistência à insulina em indivíduos obesos, principalmente aqueles que apresentam muita gordura no tronco. A hiperinsulinemia causa a ativação do sistema nervoso simpático e mais absorção tubular de sódio, contribuindo para o aumento da pressão arterial.
Os estímulos químicos associados à obesidade variam de acordo com o sexo - sendo mais comum em mulheres que em homens - e com o órgão. O índice de massa corporal (IMC) e o risco de desenvolvimento de câncer têm relação com a quantidade de insulina circulante no sangue. Quanto maior a glicemia, maior a quantidade de insulina na circulação.
Estima-se ainda que a maior incidência de câncer renal em pacientes hipertensos (condição clínica de muitos obesos) esteja associada ao fato de haver maior extravasamento de espécies do sangue para o filtrado glomerular, o que sobrecarrega as estruturas renais pela necessidade de maior reabsorção.

Referências bibliográficas


http://theoncologist.alphamedpress.org/cgi/content/abstract/15/6/556

5 comentários:

Bioquímica da obesidade disse...

Obrigada, gente!! Vcs foram excelentes também!! Todas nós assistimos e gostamos muito do seminário de vcs!! Parabéns! Bjão! = )

Comunicação disse...

Olá, blogueiro(a)!
Através do programa Saúde Não Tem Preço, agora os brasileiros passam a ter acesso gratuito aos medicamentos para controle da diabetes e hipertensão.
Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar esta novidade. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.saudenaotempreco.com
Você também pode nos seguir no Twitter: www.twitter.com/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde disse...

Olá!
Sempre é hora de combater a dengue. Juntos podemos mobilizar a população sobre a importância de se prevenir contra o mosquito Aedes aegypti, mantendo hábitos simples como limpar calhas, caixas d’água, recolher o lixo e nunca deixar pneus ao ar livre para não juntar água.
Por isso, faça um post nas Redes Sociais, divulgue a hastag #combatadengue e compartilhe essa informação com seus amigos, parentes e vizinhos. A sua contribuição é fundamental para o sucesso desta campanha.
Caso tenha interesse em divulgar algum material da campanha, entre em contato através do e-mail comunicacao@saude.gov.br.
Saiba mais sobre a campanha no site: www.combataadengue.com.br
Você também pode nos seguir no Twitter: www.twitter.com/dengue_MS
Estamos também no Facebook! Confira: www.facebook.com/minsaude?sk=app_110819375702256


Obrigado,
Ministério da Saúde

Anônimo disse...

Olá, Blogueiro!

Viemos te convidar para a Mobilização Nacional pela Doação de Órgãos. Doar órgãos é um ato de amor e solidariedade que traz mais vida e qualidade em seus dias para quem recebe. No Brasil, é a própria família quem autoriza a doação em caso de morte encefálica comprovada. Por isso, a informação é fundamental. É preciso que as famílias saibam desta vontade e se sintam seguras ao tomar esta decisão.

Abrace esta causa com a gente no Facebook:
https://www.facebook.com/DoacaodeOrgaos
E também estamos no Twitter:
www.twitter.com/doeorgaos_MS
O material da campanha para divulgação está disponível em:
http://apps.facebook.com/doacao_orgaos/?fb_source=search&ref=ts
Espalhe esse recado e nos ajude a aumentar o número de vidas salvas.

Obrigada,
Ministério da Saúde

Flávio Agazzi disse...

Muito bom estão de parabéns!

Flávio Agazzi