2 de fev. de 2011

Resposta Watch N' Ask

Resposta ao grupo do Álcool





Antes queríamos agradecer a quem assistiu nossa apresentação ontem. Não é todo mundo que vai à aula na última semana para assistir a um seminário. Ainda mais quando várias matérias já encerraram as atividades.




Bom, uma das perguntas que iremos responder foi feita pelo grupo do Álcool e foi a seguinte: Como funciona a diminuição da produção de óxido nítrico em hipertensos? Por que isso acontece?

Resposta:

O endotélio sadio tem funções importantes e que se relacionam para colaborar com a homeostase do organismo. Entre essas funções, temos a produção de óxido nítrico, como foi explicado no post e na apresentação, que está relacionado à inibição da coagulação, vasodilatação e ação antiinflamatória. No entanto, ele também exerce papel na constrição dos vasos. Ocorrem, no endotélio, a produção de prostaglandinas constritoras H2, angiotensina II e endotelinas. Todos esses compostos citados são fatores contráteis mais conhecidos com ECDF (do inglês Endotelial-Derived Constricting Factor).
No organismo saudável, esses fatores dilatadores e constritores dos vasos estão em equilíbrio, tendo a liberação de fatores relaxadores maior importância. No entanto, em situações patológicas, como é o caso da hipertensão arterial, esse equilíbrio é afetado, causando alterações em todo o organismo. À disfunção de liberação de fatores de vasodilatadores é dado o nome de disfunção endotelial.
O aumento da vasoconstrição em hipertensos pode se dar por dois motivos: pelo aumento da produção da fatores contráteis como a prostaglandina H2 ou pela diminuição da vasodilatação dependente do endotélio. No entanto, a diminuição da dilatação dos vasos em hipertensos não se dá pela baixa na produção de óxido nítrico, e sim pela diminuição da sensibilidade das células ao NO.
O NO é uma molécula simples e pequena, com sete elétrons do nitrogênio e oito do oxigênio, o que gera um elétron livre. Por ser uma espécie reativa, o NO pode se ligar a outras espécies reativas tóxicas existentes no organismo, como alguns compostos ricos em oxigênio que são extremamente reativos. Reagindo com outras moléculas reativas, o NO estabelece ligações químicas e se torna indisponível para estimular vias que levem à vasodilatação.
Hipertensos, comumente, ingerem grandes quantidades de sal, o que leva a um acúmulo de radical superóxido. Isso acontece devido à inibição de enzimas que convertem esse radical em compostos menos tóxicos e à estimulação de enzimas que produzem esse radical, como foi explicado durante a apresentação do painel de sal.
Portanto, o que acontece em pacientes hipertensos é que há uma disfunção endotelial em seu organismo. Conseqüência disso é o aumento da produção de fatores vasoconstritores e a diminuição da disponibilidade de NO para participar de vias vasodilatadoras, levando a um aumento da pressão arterial e a manutenção do quadro de hipertensão arterial.


Referências Bibliográficas

BAHIA, Luciana et al. O endotélio na síndrome metabólica. Arq Bras Endocrinol Metab[online]. 2006, vol.50, n.2, pp. 291-303. ISSN 0004-2730.

CARVALHO, Maria Helena C. de; COLACO, André Luiz  and  FORTES, Zuleica Bruno. Citocinas, disfunção endotelial e resistência à insulina. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2006, vol.50, n.2, pp. 304-312. ISSN 0004-2730.

ZAGO, Anderson Saranz  and  ZANESCO, Angelina. Nitric oxide, cardiovascular disease and physical exercise. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2006, vol.87, n.6, pp. e264-e270. ISSN 0066-782X.

CARVALHO, Maria Helena Catelli; NIGRO, Dorothy; LEMOS, Virgínia Soares; TOSTES, Rita de Cássia Aleixo e ZORTES, Zuleica Bruno. Hipertensão Arterial: o endotélio e suas múltiplas funções. Rev. Bras. Hipertens. 2001, vol.8.

LINARELLI, Maria Conceição Barbosa e POTT JR, Henrique. Estatinas: uma visão sobre aspectos vasculares. Rev. Ciênc. Méd. 2008, Campinas, São Paulo, Brasil.

Postado por: Grupo de Hipertensão

Nenhum comentário: