9 de jan. de 2011

Varizes

As varizes são veias superficiais dilatadas que causam  alteração funcional na circulação venosa do organismo, são encontradas de diversos tamanhos tanto grandes, médias e pequenas. Seu nome vem do latim Varix, que significa serpente. As varizes atingem as veias superficiais que são subcutâneas e estão na camada de gordura, podendo assim ser visíveis.
Mas o que causa essas varizes?  Então, como sabemos as artérias são aquelas que trazem sangue oxigenado do coração para o corpo e as veias retornam esse sangue ao coração. Mas, e aquele sangue que foi levado para nossa perna e pé; como ele volta? Há certa dificuldade nessa volta, pois a gravidade não colabora, já que o fluxo é contrário a ela;  mas existem válvulas  (pequenas formações saculares dentro das veias)  não permitindo o refluxo de sangue, fazendo que o sangue retorne no momento certo; entretanto, com o passar do tempo alguns fatores  determinam o mal funcionamento dessas válvulas, como a idade. Ou devido a fatores hereditários elas podem perder sua elasticidade. Essas veias podem sofrer dilatação e essas válvulas não se fecham mais, permitindo o refluxo de sangue e o seu acúmulo dentro da veia, causando mais dilatação e mais refluxo e assim mais varizes.
Uma das coisas que aumentam a eficiência desse retorno venoso é a caminhada, pois ao caminhar ativamos duas bombas importantes para o retorno venoso,  ao pisarmos durante uma caminhada, a bomba plantar bombeia o sangue que está acumulado nos pés e a contração dos músculos da batata da perna  ativa a bomba muscular da panturrilha.
Calcula-se que 18% da população adulta têm varizes e não ocorre apenas em mulheres. Devido aos hormônios femininos, principalmente a progesterona que favorece a dilatação das veias, as mulheres são mais propensas a apresentarem as varizes, mas também há casos de homens que apresentam esse problema.  Entre as causas tem principalmente a hereditariedade, mas a idade, obesidade, traumatismo na perna, temperatura, tabagismo, gravidez, sedentarismo, reposição hormonal, hábitos alimentares também  causam as varizes.
As complicações decorrentes das varizes são várias se não forem tratadas de maneira adequada. O acúmulo de sangue em certas regiões faz com que a oxigenação e nutrição dos tecidos e músculos sejam atingidas causando edemas, prurido, escurecimento da pele, úlceras, hemorragias.
 E o tratamento tem-se do mais simples ao mais complicado. A escleroterapia química é um tratamento por meio de remédios que são injetados na veia expulsando o sangue para veia normal. Esse tratamento é mais simples, mas é feito apenas em casos de microvarizes. Existe também uma cirurgia que é feita hoje e tem se tornado menos invasiva, nela é retirada a veia com problema já que não traz nenhum dano grave à circulação, pois as veias profundas conseguem garantir o fluxo sanguíneo normal. Normalmente, os tratamentos feitos com laser escleroterapia são realizados junto com a injeção, e o laser endovenoso é uma técnica experimental em que é colocado um cateter na veia destruindo-a pelo calor.



Postado por Rebeca Moreira Salgado

Referências Bibliográficas


Um comentário:

Anônimo disse...

Bem o que eu procurava sobre escleroterapia. Muito obrigada!