31 de dez. de 2010

Sistema renina-angiotensina


            Leitores queridos, o ano está acabando, mas nosso esforço em deixá-los informados sobre a hipertensão não!
O post de hoje conterá informações sobre o sistema de regulação da pressão arterial. Existem dois grandes mecanismos de regulação da pressão arterial: a longo prazo e a curto prazo. A longo prazo são utilizados mecanismos hormonais e fundamentalmente ligados à volemia (que é a própria quantidade de sangue que nós temos circulando no corpo). Os mecanismos a curto prazo estão diretamente ligados a reflexos neurais, que modificam as estruturas sanguíneas que determinam a pressão, então o órgão-alvo nesse caso é o próprio coração. Explicaremos hoje como funciona o mecanismo a curto prazo regulado pelo sistema renina – angiotensina.
            No sistema são usadas três substâncias principais: a renina, o substrato da renina (angiotensionogénio) e a enzima conservadora da angiotensina (ECA). Cada uma dessas substâncias é produzida em um lugar diferente do organismo, desempenhando várias funções nos vários locais que são encontradas. A renina é sintetizada e armazenada sob forma inativa chamada pró-renina nos rins, quando há uma queda na pressão arterial várias reações ocorrem no próprio rim que transformam a pró-renina em renina circulante na corrente sanguínea. A renina por si só não desempenha nenhum papel no controle da pressão arterial, ela é uma enzima capaz de desencadear reações que levarão a esse controle.
A renina é capaz de atuar sobre o angiotensionogénio que vem do fígado, transformando-o em angiotensina I pela retirada de dois aminoácidos terminais de sua cadeia. A angiotensina é possui propriedades vasoconstritoras (que levariam a um aumento da pressão) moderadas, mas insuficiente para causar uma grande alteração circulatória. A importância maior da angiotensina I está no fato de ser instável e sendo assim se liga, a chamada enzima conversora de angiotensina (ECA) ou cininase II que é liberada pelos pulmões. A ECA é capaz de incluir dois aminoácidos na angiotensina I transformando-a em II.
A angiotensina II é quem realmente é capaz de modificar a pressão (ufa!). Ela possui um grande poder vasoconstritor, além influenciar a liberação de aldosterona que por sua vez é responsável pela retenção de sódio e água, mas isso é assunto para um próximo post. Então fazendo uma revisão:


 
            Mas qual a importância disso para pessoas com hipertensão? Pessoas com hipertensão podem ter taxas normais das substâncias citadas, porém para um hipertenso possuir essa taxa é significado de manifestação da doença. Por não ser um consenso no meio acadêmico quais são as funções dessas várias substâncias e quais os efeitos das alterações genéticas nas expressões dessas é preciso tomar muito cuidado na medicação que está sendo ingerida. Fica a dica: a auto-medicação é muito perigosa, procure sempre ajuda de um profissional!


 
Postado por Natacha Amorim

Bibliografia



Nenhum comentário: