30 de dez. de 2010

Malefícios do Tabagismo

      O tabagismo está comprovadamente relacionado a doenças graves como câncer de pulmão (60% dos casos), enfisema pulmonar (80%), bronquite crônica e derrame cerebral (40%) e infarto do miocardio (25%). Para se ter uma idéia do quão prejudicial ele é, estima-se que morram cerca de 10 brasileiros por hora por causa do cigarro! Vale ressaltar, portanto, os malefícios que causa ao sistema cardiovascular, como sua contribuição para o aumento da pressão arterial.
      Dentre as substâncias componentes do cigarro, destaca-se como a mais prejudicial a nicotina, devido principalmente às concentrações relativamente elevadas em que está presente.  A nicotina é um antagonista dos receptores de nicotina do sistema nervoso central e periférico e tem efeitos acentuados no sistema nervoso central e cardiovascular, tendo como principal papel a promoção da dependência, obrigando o indivíduo a fazer uso constante do fumo. Quando consumida, demonstrou causar dependência com consequentes sintomas de abstinência relacionados aos sintomas de retirada da droga, tais como desejo agudo de fumar, depressão, insônia, frustração ou raiva, ansiedade, dificuldade de concentração, agitação e aumento do apetite ou ganho de peso.
       Além disso,  a nicotina causa a diminuição do volume interno das artérias, provocando endurecimento das artérias ou arteriosclerose: isso diminui a eficiência da circulação, induzindo aceleração da frequência cardíaca e, consequentemente, a hipertensão. Em união com o monóxido de carbono, o tabagismo provoca ainda diversas doenças casdiovasculares, problemas pulmonares como câncer e é igualmente nocivo para outros órgãos, como estômago, a garganta, o coração, podendo desencadear a liberação de toxinas no pulmão, provocando enfisema pulmonar.
      Numericamente, é maior o número de mulheres iniciadas no tabagismo com tendência a desencadearem hipertensão arterial, e menor a probabilidade de abandonarem o fumo mesmo quando empenhadas nisso, devido à dependência afetiva e psicológica que desenvolvem em relação ao tabaco, em geral ausente nos homens. Vale ressaltar, porém, que abandonar o fumo não é uma tarefa impossível, mas para a qual as pessoas devem se empenhar. Para isso, não custa tentar a diminuição aos poucos da ingestão de nicotina, como por meio de adesivos contendo pequenas doses e cigarros que apresentem menores quantidades da substância, como o light, considerados com baixo teor de nicotina. Deve-se ter em mente, porém, que não deixam de ser prejudiciais, sendo apenas mecanismos usados no intuito de tentar diminuir o consumo diário de nicotina até que se abandone a dependência por completo. Só assim a pessoa estará mais protegida contra as doenças promovidas pelo uso do tabaco e ingestão de nicotina, permitindo que leve uma vida mais saudável!
     
       Postado por Bruna Bianco Hummel.
       Referências bibliográficas: 
         http://www.webartigos.com/articles/6798/1/Hipertensao-E-Tabagismo/pagina1.html#ixzz19bFO0Dc2
           http://www.msdonline.com.br/pacientes/sua_saude/doencas_do_coracao/paginas/hipertensao_fatores_de_risco.aspx
           www.inca.gov.br/tabagismo/publicacoes/nicotina.pdf
        











       
        

      

Nenhum comentário: