24 de dez. de 2010

Remédio de cobra

             E ae, rapaziada! Quem posta hoje é o Guilherme, e é pra falar sobre a atuação de alguns fármacos no controle da hipertensão e o potencial uso de veneno de jararaca (???) com essa finalidade. Ainda será abordado aqui no blog o sistema renina-angiotensina, um mecanismo de regulação bioquímica da hipertensão, e é sobre esse sistema que atuam os fármacos aqui abordados.
            O composto bradicinina é responsável por reduzir a pressão arterial do organismo, e peptídeos potenciadores da bradicinina (BPPs em inglês) estão presentes em remédios utilizados para controle de hipertensão. Sua atuação consiste essencialmente em inibir a ECA – enzima conversora da angiotensina – e, sendo a angiotensina um agente hipertensor, sua ação é atenuada e a pressão arterial não tem acentuada elevação.
Outra ação conhecida dos BPPs é como queladores de metais, já que as carboxipeptidases – ativadoras da bradicinina – são zinco-enzimas. Foram identificados, no veneno e no precursor do peptídeo natriurético do tipo C da Bothrops jararaca, quatro tipos principais de BPP. Esses peptídeos parecem ter ação mais diversificada que os tradicionalmente utilizados em remédios.

Jararaca. Perigosa, mas pode ajudar!

Quatro variedades de BPP da cobra foram testados injetando-os em ratos espontaneamente hipertensos (SHR) e em ratos normotensos (WT). O que se observou foi um abaixamento da pressão arterial em duas fases, uma cerca de 20 minutos depois das injeções e outra que teve início de 60 a 80 minutos depois delas, com efeito prolongado por até 6 horas. 
O abaixamento máximo da PA foi observado com o BBP-10c na dose de 71 nmol/kg. Outro aspecto interessante é que os BPPs não tiveram efeito sobre os ratos normotensos, apenas sobre os espontaneamente hipertensos. Os principais res'duos de aminoácido responsáveis pela atuação dos BPPs são os de prolina.
Um dos mecanismos de atuação dos BPPs da jararaca está relacionado aos barorreceptores e ao aumento da sensibilidade do barorreflexo. O barorreflexo atua junto ao sistema nervoso para regular a frequência cardíaca e a pressão arterial. Os fármacos de BPPs que atuam inibindo a ECA têm a contrapartida de aumentar a frequência cardíaca, enquanto os produzidos pela cobra, ao atuarem sobre o próprio sistema de regulação vascular do organismo, não trazem esse problema.



Molécula de bradicinina

É importante deixar bem clara a diferença entre pressão arterial e frequência cardíaca. Conforme foi apresentado no primeiro post do blog, pressão arterial é a força do músculo cardíaco sendo transmitida à parte interna dos vasos sanguíneos. Frequência caríaca é o número de ciclos completos de batimento que o coração realiza por unidade de tempo.
            Ainda não há remédios no mercado com BPPs de jararaca, as pesquisas ainda estão em andamento e parecem promissoras. Foi o tema da tese de doutorado de Caludiana lameu, pesquisadora do Instituo Butantan que defendeu sua tese no Instituto de Química da USP. É interessante o fato de que as pesquisas vêm sendo desenvolvidas no Brasil, já que nosso país não tem tradição tão vigorosa na área científica e está desenvolvendo pesquisas com um elemento da fauna local.



Referências bibliográficas

http://www4.usp.br/index.php/ciencias/17357-veneno-da-jararaca-auxilia-no-tratamento-da-hipertensao

http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/5-1/ahh.pdf

http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=436998&indexSearch=ID

http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=525231&indexSearch=ID

http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/7-2/004.pdf

Nenhum comentário: