27 de dez. de 2010

Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)

Essa é uma doença que afeta milhares de pessoas em todo o  mundo, conhecida como infarto do coração, e possui alto índice de mortalidade. O IAM é a morte da parte do músculo cardíaco (miocárdio) que ocorre de forma rápida devido à obstrução do fluxo de sangue nas artérias coronárias, assim o músculo cardíaco não consegue contrair afetando sua função, que é bombear sangue a todos os tecidos. Uma razão para que ocorra essa obstrução deve-se ao acúmulo de gorduras nas paredes dos vasos, impedindo a passagem de sangue e como consequência o fluxo de oxigênio. Outra causa pode ser a ocorrência de um espasmo coronariano, ou seja, o fechamento das paredes das artérias por colobamento, impedindo também a passagem de sangue para o coração.
Antigamente, o infarto ocorria em pessoas mais idosas. Mas hoje em dia tem aparecido cada vez mais cedo, provavelmente pelo estilo de vida escolhido por elas e a falta de preocupação. As causas são diversas, mas pesquisas mostram que é mais comum em homens que em mulheres. Foi percebido também que muitas pessoas que tiveram o IAM não sabiam ao certo o que isso significava, a gravidade e não mostraram preocupação com o problema. Algumas causas foram estudadas e observadas, por exemplo:
·          Alimentação – pessoas que não têm uma alimentação equilibrada como a presença de alimentos com alto teor de colesterol e elevado consumo de gorduras saturadas ao invés da gordura insaturada. A gordura saturada é de origem animal e está associada ao desenvolvimento de doenças arterial coronárias;
·         Estresse;
·          Sedentarismo – a atividade física regular diminui o risco de distúrbios ateroscleróticos. O recomendado é a atividade regular aeróbia de 20 a 30 minutos de 3 a 5 vezes por semana.
·         Obesidade – é classificada em vários níveis de acordo com o IMC, mas não são só avaliados esses valores, mas também a distribuição de gordura no corpo. A obesidade centrada no abdômen, presente tanto em homens como em mulheres, é a mais preocupante, pois se têm observado taxas altas de morbidade e mortalidade nesses casos.
·         Tabagismo – foram estudados fumantes e não fumantes que tiveram infarto e uma grande parte era fumante ou ex-fumante e os que não estavam no grupo de fumantes, uma porção considerável ,  eram aqueles conhecidos como fumantes passivos, pois conviviam com fumantes e possuíam níveis elevados de monóxido de carbono expirado.

Algumas pessoas têm até predisposição a adquirir a doença, pois possuem casos na família ou até mesmo têm outras doenças que podem desencadear o infarto.

O grande problema do infarto é que a pessoa que teve infarto procura ajuda normalmente quando não há mais solução. É uma doença  –algumas vezes – silenciosa. Mas o importante é quem possui essa predisposição deve sempre ter acompanhamento  médico e prestar atenção a qualquer desses sintomas, pois quando esse problema é tratado de forma rápida há mais chances de o paciente sobreviver.
Abaixo estão listados alguns dos sintomas do infarto. Caso você sinta algum deles, procure ajuda médica.
  • Pressão desconfortável, sensação de aperto ou dor no centro do tórax, que tem duração maior do que 10 minutos, que pode ter diferentes intensidades, ou ainda sumir e voltar espontaneamente;
  • Dor intensa e prolongada no peito;
  • Dor que se irradia do peito para os ombros, pescoço ou braços;
  • Dor prolongada na "boca do estômago";
  • Desconforto no tórax e sensação de enfraquecimento;
  • Respiração curta, mesmo no estado de repouso;
  • Sentir tonteira;
  • Náusea, vômito e intensa sudorese;
  • Ataques de dor no peito que não são causados por exercício físico;
Esses sintomas podem muitas vezes ser confundidos com outras doenças, mas a precaução nunca é demais. Cuidado!! Fique atento ao estilo de vida que você escolheu, talvez não seja o melhor para você!
Obrigada e até o Ano que vem!!! 

Postado por Rebeca Moreira Salgado

Referências Bibliográficas

Um comentário:

ana disse...

muito bom saber disso..........