15 de dez. de 2010

O álcool faz mal à saúde???

Bom dia/ tarde/ noite, hoje quem vai postar de novo sou eu, REBECA!! O assunto de hoje talvez agrade a alguns ou, talvez, não agrade a ninguém. Todas aquelas pessoas que costumam ingerir bebida alcoólica deveriam ter a preocupação de saber o que ela causa ao nosso organismo, mas infelizmente a pergunta do título do post não possui uma resposta definida ainda, pois entre os estudiosos ainda existem muitas divergências. Para alguns, o consumo do álcool de maneira moderada diariamente pode evitar o infarto do miocárdio, e para outros o álcool em qualquer quantidade não é saudável, podendo causar o aumento da pressão arterial.  Esses conflitos podem acontecer devido à bebida alcoólica ser uma das drogas mais consumidas mundialmente de formas variadas e em ocasiões mais variadas.
Alguns desses estudos mostraram que o consumo de 1 a 4 doses de bebida por dia reduz significativamente o risco de doenças coronárias.  O consumo de 30g/dia de álcool (equivalente a duas doses) aumenta em *4mg/dl o nível de colesterol ligado a HDL (lipoproteína de alta densidade) considerado o “colesterol bom”, este é responsável pela remoção do colesterol ligado a LDL (lipoproteína de baixa densidade) “colesterol ruim”, reduzindo assim a ocorrência de aterosclerose, essa quantidade, equivalente a duas doses, também diminui o nível de fibrinogênio, evitando a formação de trombos.
O consumo acima de 5 doses/dia passa a ser maléfico podendo causar comprometimento no ventrículo esquerdo, chamado cardiomiopatia. Essa doença tem várias causas, inclusive genéticas, mas o alcoolismo é a sua principal causa.
Uma pesquisa feita no Japão, entretanto, mostrou que nos idosos, mesmo que em quantidade moderada, a bebida alcoólica aumenta a pressão arterial, recomendando assim que os hipertensos evitem ao máximo o seu consumo. Não se tem ainda certeza do mecanismo que a bebida sofre para alterar a pressão arterial. Esse estudo foi feito baseado em experimentações e a aplicação na teoria ainda não é conhecida. Talvez o motivo seja que ela afeta o SN Simpático, que é parte do sistema nervoso involuntário responsável pelo controle das funções de batimentos cardíacos e constrição dos vasos sanguíneos. Nesse estudo, os pesquisadores mediram o impacto da ingestão de álcool sobre os fatores de risco da aterosclerose, levando em conta a idade dos indivíduos. Os fatores de riscos observados foram: pressão arterial, níveis de colesterol e IMC (Índice de Massa Corporal: divide-se o peso pela altura ao quadrado).
Por não haver certeza de nada, os cuidados devem existir com a ingestão de álcool, principalmente aqueles que a consomem de maneira abusiva e são propensos a hipertensão.
É isso gente, obrigada pela atenção!
*4 mg/dl: 4 miligrama por decilitro.


Referências bibliográficas:

Nenhum comentário: