9 de dez. de 2010

Chega de McDonald's

Saudações, leitores!

Quem posta hoje é o Guilherme, e é pra falar da relação do colesterol e da obesidade com a hipertensão e a saúde vascular.


Muito se conhecem as denominações de colesterol "bom" e colesterol "ruim". A denominação é dada, na realidade, às lipoproteínas transportadoras de gorduras hidrofóbicas presentes no sangue. Essas lipoproteínas apresentam parede anfipática para manter contato tanto com a água do plasma sanguíneo quanto com a gordura que transporta. O colesterol é uma molécula lipídica anfipática, sendo o grupo hidroxila o responsável por sua afinidade com a água.

Pois bem, voltando às denominações de ruim e bom, o que chamamos de ruim é o LDL (low density lipoprotein) e tem por função levar o colesterol até os outros tecidos do organismo além do intestinal e do hepático. O bom é o HDL (high density lipoprotein) é sua função é fazer o transporte no sentido inverso, trazendo os lipídios dos tecidos do organismo de volta ao fígado. Embora hábitos alimentares influenciem a concentração de LDL no sangue, existe um forte fator genético nessa determinação.



Eis a bandidona da vez: a molécula de colesterol


No que se refere aos lipídios, o grande vilão para a saúde vascular associado às lipoproteínas é a obstrução de vasos causada por ateromas (depósitos de gordura). A gordura transportada pelas lipoproteínas se adere à parede interna de um vaso sanguíneo e ali se acumula, até que se nada for feito por sua remoção, os depósitos continuam e o vaso é obstruído.

Pesquisas sugerem, porém, que os níveis de colesterol no sangue sejam responsáveis também por uma maior incidência de hipertensão. Um estudo feito em Melbourne com pacientes que apresentam hipertensão sistólica isolada apontou que um tratamento regular com a droga atorvastatina reduz a concentração de LDL em até 51% e aumenta a de HDL em até 10%. Tais efeitos se fizeram sentir na pressão arterial dos pacientes, que reduziu em até 11 mm Hg na sistólica e reduziu em até 5 mm Hg na diastólica.



Atorvastatina (belo nome para um filho!)


Quanto à obesidade, uma definição geral para quando uma pessoa é considerada obesa é o seu índice de massa corporal (IMC), dado por massa/altura X altura (massa em kg e altura em m). Uma pessoa é considerada obesa se seu IMC estiver acima de 30, e acima de 40 essa obesidade é considerada mórbida. A obesidade causa hipertensão porque a área do organismo a ser irrigada cresce além do que era planejado para um organismo saudável.

 
Um estudo realizado com mulheres do Sul do Brasil apontou uma estreita relação entre a circunferência do quadril e os níveis de pressão arterial. Mulheres com quadril maior que 80 cm apresentaram uma incidência de 62% de hipertensão arterial, muito acima da porcentagem da população como um todo. Essa mesma pesquisa mediu os riscos de diabetes e detectou maior risco entre mulheres de quadril extenso e mais jovens que 40 anos.

Caso de obesidade mórbida

Referências bibliográficas

http://www.sciencedirect.com/science?_ob=ArticleURL&_udi=B6T18-45B56YT-H&_user=10&_coverDate=03%2F20%2F2002&_rdoc=1&_fmt=high&_orig=search&_origin=search&_sort=d&_docanchor=&view=c&_searchStrId=1571304691&_rerunOrigin=scholar.google&_acct=C000050221&_version=1&_urlVersion=0&_userid=10&md5=d47276ce241e0a79639f1ba468352765&searchtype=a

http://foodspace.wordpress.com/2008/05/30/cholesterol-the-house-with-the-add-ons/

http://journals.cambridge.org/action/displayAbstract?fromPage=online&aid=571844

TORRES, Bayardo Baptista. Bioquímica Básica

Um comentário:

Mariana disse...

Calourinhos amados. To lendo seus posts e to bem orgulhosa. Sei que ta rolando um desencontro nosso. Tentei achar voces na quarta, mas nem consegui.

Relaxem. To gostando de ver mesmo.
Continuem assim..Qualquer duvida, me falem.
beijos!
sua Monitora preferida