30 de nov. de 2010

Seria o Sal o grande vilão?


   Olá! Quem está postando hoje é a Bruna, e eu gostaria de apresentar a vocês algumas informações importantes e curiosidades com relação ao consumo de sal e os efeitos que seu uso indiscriminado pode causar em nosso organismo. Espero que aproveitem as informações apresentadas. Boa leitura! 
  O consumo de sal é fundamental para a regulação dos fluidos corporais e para a transmissão de impulsos nervosos, mas, quando consumido abusivamente, retém uma quantidade de água muito grande em nosso corpo, contribuindo para o aumento da pressão arterial. 
  Isso acontece porque quando uma pessoa ingere muito sal, essa substância se acumula no sangue e no fluido extracelular, fora das células do corpo. O sódio presente no NaCl (sal de cozinha), aumenta a afinidade desses fluídos por água e o organismo, para a manutenção do equilíbrio osmótico, acaba retendo mais água.  Essa absorção faz aumentar a quantidade de sangue circulando nos vasos e, assim, a pressão arterial.  É por isso que o sal é considerado, em muitos casos, o grande vilão dos hipertensos! 
   Para suprir essa necessidade ''extra'' de água pode-se bebê-la, para que seja absorvida. Caso isso não ocorra, os hormônios antidiuréticos podem ser liberados, fazendo os rins reterem mais água.  É por isso que sentimos mais sede quando ingerimos alimentos muito salgados!
   Estimativas apontam que nós, brasileiros, consumimos de 12-15g de sal diários enquanto a média recomendada pela OMS é de 6g por dia. E acredito que você já tenha uma idéia de que as delícias culpadas por esse consumo abusivo são, principalmente, alimentos e temperos industrializados, tais como: caldo de carne, salgadinho, salsicha, enlatados, queijos, cachorro quente, linguiça, mortadela, pizza, catchup, mostarda, salame. 

   Esses alimentos, pela sua praticidade e pelo grande apelo comercial para seu consumo, vêm substituindo cada vez mais as refeições naturais e, associados à diminuição do consumo de verduras e cereais (alimentos ricos em potássio),  têm seus efeitos sobre a pressão arterial aumentados. Isso porque o potássio atua na regulação de líquido dentro da célula, e sua ingestão pode atuar na diminuição do excesso de água fora da célula, promovido pelo abuso de sódio.
Você já comeu algum desses alimentos hoje?
   Vale ressaltar também aos nossos jovens internautas que é erradíssimo pensar em diminuir o consumo de sal apenas quando ficarem velhinhos! Apesar de, realmente, os idosos serem os mais acometidos por hipertensão (mais de 50% deles), estudos comprovam que indivíduos que abusem do consumo de sal durante a infância e adolescência, além de sofrerem mais com a adaptação a uma dieta com menos sódio quando for necessário, já podem apresentar alguma elevação na pressão sistólica e têm multiplicadas as chances de desenvolverem hipertensão durante a vida adulta.
  Por esses motivos, busquem uma alimentação adequada, com menos gordura e sal e mais fibras, frutas e verduras: vocês estarão auxiliando seu organismo e possibilitando um envelhecimento saudável!

  Devido à ação de hormônios, as mulheres, de modo geral, são mais "protegidas" contra os efeitos do sal até a menopausa. Depois disso, o risco de ter hipertensão é mais acentuado nelas do que neles!
  Consumir sal em excesso NÃO causa celulite: a retensão de água que o sal promove é intravascular, e não na pele; isso pode causar inchaço nos dedos dos pés ou das mãos, mas não celulite!
 Os doces não estão liberados: produtos adocicados com ciclamato de sódio contém sódio e, assim como o sal, devem ser evitados pelos hipertensos!
  Os negros são mais sensíveis ao consumo de sódio, fato que pode estar ligado à menor excreção urinária encontrada neste grupo!

Referências Bibliográficas:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102003000600009&lang=pt
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700048&lang=pt
http://drashirleydecampos.com.br/noticias/22640
http://www.revistavigor.com.br/2008/04/21/hipertensao-arterial-consumo-excessivo-de-sal-nos-alimentos-industrializados/
http://scholar.google.com.br/scholar?q=sal+e+press%C3%A3o+arterial&hl=pt-BR&btnG=Pesquisar&lr=

Um comentário:

Mariana disse...

Que orgulho de vocês! Ta lindo o blog. Só tenta padronizar as referências bibliográficas. ok?

beijos da sua monitora preferida
Mariana